1ª Página ¦  Quem Somos ¦  Produtos ¦  Serviços ¦  Galeria ¦  Links ¦  Contacto ¦  Notícias ¦  Fóruns ¦  Livro de Visitas

Sondagem
Ver Resultados Anteriores
Contacto
O que acha do nosso site?
Envie-nos a sua
Secções
 1ª Página
 Quem Somos
 Produtos
 Serviços
 Galeria
 Links
 Contacto
 Notícias
 Fóruns
 Livro de Visitas


Apresentação da Empresa


    A Foto África é uma empresa sediada em Coruche que se dedica ao comércio de material fotográfico (máquinas, rolos, álbuns, molduras, etc) e à prestação de serviços nas áreas da fotografia e vídeo. Fundada por Manuel António Ribeiro em Abril/1972, num pequeno edifício da Rua de Santarém. Desde 1998 que estamos também em Mora. Possuímos laboratório próprio (mini-lab) em ambas as lojas.




CRONOLOGIA
1972 - Abertura ao público da sede na Rua de Santarém, em Coruche. Nesta altura possuia um laboratório para Preto-e-Branco e situava-se num edifício alugado.
1979 - Aquisição do 1º laboratório a cores. Foi também o 1º laboratório a cores em Coruche. Aquisição do terreno e obras de ampliação. Passou-se de um pequeno estabelecimento de rés-do-chão para um estabelecimento de 2 pisos e com um grande espaço de armazém.
1986 - Aquisição da 1ª câmara de vídeo. Na altura uma 8mm que em pouco tempo foi substituida por uma VHS. É neste ano que Pedro Ribeiro, filho de Manuel Ribeiro, começa a colaborar activamente com o pai nas reportagens.
1988/89 - O ampliador a cores começou a tornar-se "lento" para a quantidade de trabalho que não parava de aumentar. Decidiu-se trocar o sistema antigo por sistemas de revelação automáticos.
1992 - A compra de um mini-lab foi um passo em frente para melhorar ainda mais a qualidade já atingida e além disso tornou possível entregar trabalhos de amadores em menos de 40 minutos, contra as cerca de duas horas anteriores.
1993 - Adquire-se uma câmara de vídeo Hi8, de elevada qualidade e algum equipamento novo que permitiu começar a fazer uma verdadeira pós-produção.
1996 - A antiga zona de câmara-escura tornou-se obsoleta e, consequentemente, um espaço perdido. Em 96 efectuam-se obras de melhoramento do estabelecimento. Passou-se o estúdio (anteriormente instalado no 1º andar) para a antiga zona das máquinas. Ampliou-se também a zona de atendimento ao público.
1997 - O crescimento do mercado de reportagens e amador leva à aquisição de um novo mini-lab que permite impressões até 20x30 e a entrega de trabalhos a amadores em apenas 20 minutos, sempre com a máxima qualidade. Aquisição de uma câmara de vídeo com 3CCD, aumentando também a qualidade do vídeo.
1998 - Entrada no mundo digital, com aquisição de equipamento de tratamento digital de fotografias e edição digital de vídeo (não linear). Abertura ao público da filial em Mora.
2000/2001 - Mais investimentos na área digital. Novo sistema de retoque digital com mais qualidade e rapidez. Novo sistema de fotografia tipo passe, também digital. Novo sistema de pós-produção vídeo com mais capacidade, rapidez e qualidade.


Manuel António Ribeiro


1947 - Nascimento de Manuel António Ribeiro. Desde cedo se fascinou pelas fotografias, tendo começado por construir diversas máquinas artesanais para tirar, imprimir e revelar as suas fotografias.
1966 - Começa a trabalhar a sério na fotografia. Na altura numa casa de fotografia denominada Foto Sorraia (que se situava no mesmo local onde se situa neste momento a Foto África). Essa empresa, mais tarde, mudou de gerência passando a ser denominada Foto Luz & Arte.
1969 - Manuel Ribeiro ingressa no serviço militar. Tendo uma grande admiração por África, oferece-se voluntário para Angola. Durante o tempo que esteve no Ultramar, montou uma câmara escura no quartel e cuidava da secção de fotografia do seu batalhão.
1972 - Termina o serviço militar. Manuel Ribeiro compra por 30 contos, a empresa onde havia trabalhado, nesta altura à beira da falência. Começa por lhe alterar o nome para Foto África, devido à admiração por aquele continente. Desde essa altura, tem-se dedicado à fotografia de estúdio e às reportagens sociais, nomeadamente casamentos, baptizados, almoços convívio. Procurando sempre a melhor qualidade e o melhor serviço para os seus clientes, exige sempre os melhores produtos dos seus fornecedores, tendo optado por trabalhar apenas com a Agfa a nível de filmes, papel, produtos quimicos e o próprio mini-lab, de modo a mais facilmente optimizar a qualidade final dos seus produtos.

Pedro Ribeiro


1973 - Nascimento de Pedro Ribeiro. Tendo vivido sempre rodeado pela fotografia, desde cedo começa a acompanhar o pai nas reportagens.
1986 - Quando a Foto África se inicia na produção vídeo, Pedro começa a colaborar com o pai nas reportagens, gravando casamentos e baptizados em vídeo.
1993 - Reportagem do Campeonato do Mundo de Pesca em Água Doce foi um dos trabalhos realizados por Pedro Ribeiro.
1994/95 - Apostando na formação, tira um curso de repórter de TV/ENG e operador de steadicam.
1995 - A pedido da Caixa Agrícola Mútuo de Coruche efectua a Reportagem da Visita do 1º Ministro à Terraplanagem da Fábrica de Açucar de Beterraba. No final do curso de repórter, estagia na produtora Textimédia onde efectua diversos trabalhos como assistente de câmara, assistente de pós-produção e controlador de teleponto. Trabalhou nos programas "Cantares de Amigo - com Paco Bandeira" e "A Terra e os Homens - magazine de agricultura", ambos produzidos para a RTP.
1996 - Efectua dois trabalhos (institucionais) para a empresa MRH-Mudança e Recursos Humanos, SA do grupo EDP.
1998 - Enquadra a equipa que durante a Expo'98 trabalhou na Praça Sony. Teve formação em diversas áreas de vídeo e efectuou as funções de controlador de Imagem e assistente de realização da régie do jumbotron. Também neste ano começa a trabalhar em fotografia digital.
1999 - Regressa à Foto África onde esteve a tempo inteiro até Novembro/2000. Continuou a colaborar com o Parque das Nações (Praça Sony, Pavilhão Atlântico e outras produções dos Audiovisuais Atlântico - AVA).
2000 - Começa a trabalhar como Operador de Central Técnica da TVI continuando a colaborar externamente com a Foto África, onde coordena as áreas de fotografia digital e vídeo e acompanha a evolução das novas tecnologias da fotografia e vídeo para posterior implementação.



BlogRating

© Pedro Ribeiro - 2003